No ultimo post, o episódio do Contrato que espantou o cliente, falei muito sobre profissionalizar o trabalho de ilustrador.
Infelizmente, no Brasil, para iniciar a carreira como ilustrador autônomo (freelancer) é bom antes você arrumar outra fonte de renda.
Explico:
Você pode trabalhar como pessoa física, realizando uma ou outra ilustração, montando um flyer para um amigo, um cartão para outro, mas dificilmente irá conseguir um job grande sem poder emitir nota fiscal, ou sem estar em contato com uma agência.
Eu ainda estou nessa área. Trabalhando fixo como designer gráfico e vez ou outra fazendo freelances - no pouco tempo que me resta entre o trabalho e a familia. E sem emitir notas. É bom para ir divulgando o serviço, engordando o portfolio mas para se manter apenas com a renda de ilustração é impossível.
Estou há um bom tempo pesando os prós e os contras de abrir uma empresa, e procurando ampliar a carteira de clientes para justificar o gasto da abertura e manutenção da empresa. Ainda não dá.
....
Foi quando no finalzinho do ano passado eu ouvi falar do empreendedor individual. Quando vi no SP TV essa notícia, fiquei todo animado! Todo o trâmite legal e o custo com contadores e burocracia para abrir a minha empresa de ilustração estariam resolvidos!
Com um custo mínimo de 56 reais por mês é possível manter uma empresa aberta em seu nome, contratar um auxiliar com carteira assinada e ainda ter direito a recolher INSS e se aposentar! Emitir notas fiscais para outras empresas e trabalhar legalmente com um custo super acessível!
Uau!
Só que ilustrador não faz parte da lista de profissões beneficiadas com essa medida. Parece que não é uma atividade regularizada.
É mole??? Sem menosprezar as outras profissões, mas algumas eu fiquei conhecendo só ao ler o Roteiro do Microempreendedor Individual ( http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php ) e outras são no mínimo curiosas:
- Vinagreiro (wtf)
- Baleiro (Zeca?)
- Caçador
- Panfleteiro
- Salsicheiro...
... e mais uma lista de 439 profissões beneficiadas por essa lei.
PERGUNTA:Você já contratou um caçador para abater um coelho azul que fica batendo papo com um pato preto?
- Porque se precisar contratar, ele pode emitir nota!!!!
Enquanto isso, recomendo aos futuros ilustradores que tiverem a oportunidade ou necessidade de abrir uma empresa os seguintes links:
Sebrae (http://www.sebraesp.com.br/)
Reserve uma semana no mínimo para ler tudo e se informar de cabo a rabo das responsabilidades e custos ao se abrir um empresa e manter um negócio.
Sociedade dos Ilustradores do Brasil (http://www.sib.org.br/)
Informe-se sobre os requisitos e associe-se. É bom entrar em contato com outros ilustradores e unir a categoria para, quem sabe, termos mais direitos e uma voz que seja ouvida.
Associação Brasileira dos Ilustradores Profissionais (http://www.abipro.org/?scrid=Abipro)
Mais uma vez, informe-se sobre os requisitos e associe-se.
Por ultimo, mas não menos importante, leia o Guia do Ilustrador (http://www.guiadoilustrador.com.br/). E leia os blogs, forums e tente se inteirar da "scene" atual da ilustração no Brasil antes de largar seu emprego de Caçador e entrar em uma atividade cuja existência não é reconhecida.
Fui chorar num canto escondido!
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário