terça-feira, 2 de março de 2010

Soterrado sob Requisições

Parece que os recentes terremotos no Haiti e no Chile foram sentidos na produtora e uma tsunami de projetos começaram a ser solicitados desde a ultima semana.

Tenho recebido algo em torno de dois a três por dia, fora as revisões e readequações de projetos antigos, relatórios de conclusão e o material de suporte aos projetos como tabelas, ilustrações e gráficos.

Tudo urgente.


Sem exceção.

Com certeza muitos já passaram por isso. É uma situação sem saída, não dá uma folga para respirar, e a qualidade do trabalho fica muito comprometida.


Além disso, o que mais acontece nesse caso?

Bem, como tudo é urgente, nada é urgente. Se todos são considerados urgentes pelos solicitantes, o jeito é avisar a todos que por uma extrema coincidência existem pedidos urgentes, então irá atendê-los por ordem de chegada.


Mas, para não dizer que não há prioridade, há sim. Use a cabeça e acompanhe o raciocínio:

1) Hierarquicamente, do maior para o menor cargo dentro da empresa. Se alguém quiser reclamar com o dono da empresa que você está atendendo primeiro ao pedido dele, sinta-se a vontade. E assim por diante do maior cargo para o menor.


2) Depois, todos os pedidos dentro do mesmo nivel hierárquico de solicitantes, dê prioridade a quem organizou melhor o material e o briefing para executar o serviço.

Basicamente é assim, quem enviou uma solicitação por e-mail, com o conteúdo pensado, com todo o texto corrigido e um roteiro de como quer a apresentação, vai lhe tomar muito menos tempo para criar do que quem enviar tudo rascunhado num sulfite cheio de anotações aleatórias e uns post-its colados lembrando de passar na 5-a-Sec para pegar a roupa e no supermercado e comprar geléia de mocotó.

> Ao invés de ficar um dia inteiro se matando para criar uma proposta mal redigida, é mais produtivo fazer duas ou três bem estruturadas e planejadas pelos seus donos.

E todos adoramos eficiência. Pelo menos eu gosto muito...

Menos trabalho, menos tempo, menos esforço, mais qualidade, melhores resultados e mais rápido.

POR QUE AINDA TEM GENTE QUE NÃO GOSTA DE EFICIÊNCIA?!

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Só Deus sabe.

Voltando à tsunami de pedidos....

Quem nunca ficou sentado no meio desse fogo cruzado, vendo a lista de pedidos se amontoar, a ponto dos requerentes ligarem de hora em hora, atrapalhando, interrompendo e cutucando para cobrar quando vai ficar pronta a proposta enviada no e-mail que ainda nem chegou?


Dá a impressão que alguns dos solicitantes são sádicos, especialmente aqueles que chegam na sua mesa o vêem com 9 janelas de documentos abertos dentro do InDesign, suando e descabelado, recortando fotos com paths e mais paths no Photoshop, ajeitando vetores e efeitos no Illustrator, o Entourage apitando e surtando tal qual José Simão: "Buemba! Buemba!" e você num esforço sobrehumano, concentrado tentando terminar todas as tarefas dentro do horario do expediente e lhe perguntam:
"- Tá muito ocupado? Preciso que você faça uma coisinha..."

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Raios riscam os céus, a noite vira dia, o mundo vira uma foto na qual deram Ctrl+A e Ctrl+I.... Criancinhas no Japão caem vitimas de ataques epiléticos...  Nesse momento há de ser testada a paciência do Designer. Nossa descrição de cargo deveria ser Designer slash Jó (Designer/Jó), pois é um pré-requisito para esta profissão.

Haja paciência.

Ou não! ... ouvi relatos de designers que foram para o lado negro da força e aplicaram uma gravata colombiana usando nada mais que uma Bic e uma régua, outros agrediram o interlocutor com teclados, monitores, cadeiras, porta-lápis e outros objetos que estavam por perto na hora do acesso de fúria. Pois é, todos somos humanos e temos nossos limites.

Minha recomendação:

Se você ainda não surtou dessa vez e não espetou nada no globo ocular do solicitante, e se ele não for o chefe ou alguém próximo hierarquicamente, respire bem fundo e solte todo ar de uma vez, de maneira a enfatizar que o momento é inconveniente.

Num gesto amplo e exagerado, pare tudo, plante ambos os pés no chão, cruze os braços, olhe fixamente para o interlocutor e deixe-o falar. Se ele pausar, diga "- Aham, continue, o que mais?" até que ele passe toda a tarefa verbalmente.

Assim que terminar, diga "- Ok, ótimo. Só que no momento preciso terminar esta outra proposta. Me envie tudo isso que você disse por escrito, no e-mail, e avise o pessoal que estarei concentrado terminando este serviço para poder começar o seu o mais rápido possível."

Se você estiver lidando com pessoas equilibradas e sãs, elas verão que você está super atarefado e que, mesmo irritado e cheio de coisas a fazer, conseguiu ceder um pouco de seu precioso tempo para ouvir o projeto por consideração e respeito.

Saberão que irá trabalhar com afinco para terminar suas tarefas e logo logo concluir o pedido que lhe foi feito - e portanto não irão mais incomodá-lo e ainda por cima irão evitar que os outros te incomodem.

Notou as 8 palavras posteriores ao SE, que criam uma frase e condição no penultimo parágrafo acima?

Pois é, SE for esse seu caso, considere-se um sortudo e mantenha sua sanidade.

Senão, junte-se a mim, diga boa noite ao William Bonner e vá chorar num canto.

Ou transforme tudo em quadrinhos e publique na esperança de ficar rico e famoso um dia.

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