quarta-feira, 3 de março de 2010

A Matemática do Transporte Público em SP

Quem mora "longe" do trabalho tem que passar por cada situação... Vou tentar mostrar um pouco disso através da linguagem universal dos números.


Veja este problema de subtração de tempo:

Entenda por longe qualquer um que fique mais de 1 hora dentro do transporte publico para se locomover de casa para o escritório ou vice-versa.

Por exemplo, num dia bom gasto 1 hora para fazer o trajeto. Num dia normal, 1 hora e meia. Dias ruins, 2 horas. Catástrofes naturais, chuvas, alagamentos, terremotos, invasões alienígenas, ataques do PCC e outras calamidades, 2 horas e 30 minutos (a pé) ou 5 horas (de ônibus).

Como é ida e volta, multiplique o tempo gasto por 2. Se a média é de 1 hora e meia, o total é de 3 horas por dia.

Numa semana de 5 dias úteis, são 15 horas "inúteis" dentro de um ônibus.

Num dia de 24 horas, se você ficar 8 horas dormindo, sobram 16. Das quais você passa 15 no ônibus.



Leis da Física para motoristas de ônibus:

Inércia - Um corpo em repouso ou em movimento retilíneo uniforme não permanecerá no mesmo estado por muito tempo pois será chacoalhado com uma arrancada ou freada brusca causada pelo condutor.

Propriedades da Matéria - Dois, três, quatro, cinco ou mais corpos podem e devem ocupar o mesmo lugar no espaço, de modo contrário o ônibus permanecerá no ponto sem sair do lugar esperando que todos os passageiros embarquem.

Ação e Reação - A todo buraco equivale um solavanco igual e no sentido oposto, mas quem voa dos assentos são os passageiros do fundão, portanto o problema é deles.


Probabilidade e Estatística aplicada:

No horário do rush, a chance de seu ônibus passar com pelo menos um banco vazio é menor que 2%.

Existe um aumento de pelo menos 30% do tempo gasto na sua viagem se chover mais de 5 minutos.

Se você estiver viajando em pé, tem 26% de chance de um(a) passageiro(a) mais cheinho(a) lhe espremer por mais de 30 segundos para conseguir passar.

Nas quartas feiras, a probabilidade de encontrar dentro do ônibus um cretino que se entupiu de feijoada e ficou com gases incontroláveis é proporcional à seguinte multiplicação:
(temperatura interna do veículo em graus celsius * 2.5) %

Por uma eventualidade se conseguir um lugar para sentar, a chance de cair no sono e perder o ponto é de 16%.

...

E por enquanto é só e estou zarpando, cause it's been a hard day's night, and i've been working like a dog. It's been a hard day's night, i should be sleeping like a log!

Aufwiedersehen!

Nenhum comentário:

Postar um comentário